O Evangelho do Reino. Simples e Verdadeiro.

ad-podcast-evangelho-do-reino-header

Últimas

Quem é Deus?

quem-e-deus
Quem é Deus?
Olá! Todos nós certamente crescemos ouvindo falar sobre Deus, independente da religião que aqueles que nos criaram seguiam. O conceito que cada um tem de Deus é bem pessoal, mas certamente há uma verdade a respeito de quem Deus realmente é. Nesse texto vou tentar explicar resumidamente a respeito disso.

Uma pergunta que talvez você se faça: será que existe mesmo só um Deus?

Bem, para aqueles de nós que creem na Bíblia, sim, só existe um Deus. Isso foi afirmado pelo apóstolo Paulo em uma das cartas que ele escreveu para as pessoas que viviam na cidade de Corinto (os coríntios), na Grécia Antiga. Veja:

"Todavia, para nós há um só Deus, de quem é tudo e para quem nós vivemos." (1 Coríntios 8: 6a)

O profeta Isaías, cerca de 700 anos antes do nascimento de Jesus também escreveu que só há um Deus:

"Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, que habitas entre os querubins; tu és o Deus, tu somente, de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra." (Isaías 37: 16)

Além disso, o próprio Deus afirmou isso para o profeta Isaías:

"Eu sou o Senhor, e não há outro; além de mim não há Deus." (Isaías 45: 5a)

Dito isso, outra pergunta pode aparecer: se só existe um Deus, então quem é Jesus e quem é o Espírito Santo?

Vamos lá. Realmente só existe um Deus, mas essa palavra "deus" que usamos serve para demonstrar a essência de Sua divindade, ou seja, quem Ele é. Para nós que somos meros seres humanos mortais, é difícil compreender a essência de Deus, porque Ele não está limitado às coisas deste mundo como nós estamos.

Deus, na verdade é uma essência de divindade que se manifesta em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. E isso é o que nós chamamos de Trindade: tri (que significa três) + unidade, ou seja, três que são um. Jesus afirma que Ele e o Pai são um:

"Eu e o Pai somos um." ( João 10: 30)
O apóstolo Paulo, na mesma carta que escreveu aos coríntios afirmou:

"Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente." (1 Coríntios 2: 10-12)

Deus, o Pai, também afirma o Espirito Santo é o seu Espírito:

"Então, disse o Senhor: O meu Espírito não contenderá para sempre no homem, pois este é carnal." (Gênesis 6: 3a)

Resumindo: o Pai é Deus, o Filho (Jesus Cristo) é Deus e o Espírito Santo também é Deus.

Para simplificar, vou usar um exemplo. Todos nós somos divididos em três partes: espírito, alma e corpo, mas mesmo divididos em três, ainda somos apenas um. Esse obviamente não é o exemplo perfeito, nem há algum assim, já que nossa mente é limitada e não consegue entender Deus.

Para isso, ilustrei esse texto com uma imagem que torna possível entender melhor como é manifesta a Trindade. Pai, Filho e Espírito Santo são três pessoas diferentes, mas ambos são um só Deus.

Ainda mais uma pergunta pode ter surgido: se Deus são três pessoas, qual é o papel de cada um deles?

Mesmo que não tenhamos a capacidade de entender completamente a Deus, a Bíblia nos permite conhecer algumas coisas, e é baseado nela que podermos ter uma noção de como se manifesta a Trindade.

Deus Pai é o planejador e criador de todas coisas, inclusive da eternidade. Seu nome é Jeová (YHWH, em hebraico), e significa "Eu Sou". Foi Ele quem procurou por Adão no jardim, Ele quem entregou a Moisés os mandamentos, Ele quem levantou juízes, reis e profetas para o povo hebreu e também foi Ele quem preparou antes mesmo de criar todas as coisas, um plano de redenção para nos livrar do pecado. Seu Reino é um reino de Justiça e Seu amor é incondicional.

Deus Filho é o Verbo, ou seja, a Palavra de Deus. Foi por meio dEle que todas as coisas foram criadas. Ele é a Luz do Mundo. Seu nome é Jesus (Yeshua, em hebraico), e significa Salvador. Foi Ele que encarnou (não confundir com reencarnou) e habitou entre nós, abrindo mão de sua divindade e vivendo como homem, mortal. Foi Ele que depois de ter vivido sem nenhum pecado, se entregou para morrer na cruz como sacrifício perfeito oferecido para Deus, aceitando para si todo o castigo pelo pecado da humanidade (cometido no passado, presente e futuro). Por isso morreu, mas por Seu sacrifício ser perfeito (já que Ele mesmo jamais pecou) foi ressuscitado pelo Espírito Santo e está vivo, sentado ao lado direito de Deus Pai. É Ele quem voltará glorificado, não como homem, pobre e ferido, mas como Deus, Rei das Nações.

Deus Espírito Santo é o vivificador, ou seja, é Ele quem trás vida a todas as coisas. Antes de toda a criação foi Ele quem pairou sobre a face das águas, quando a terra ainda era sem forma e vazia. Foi Ele quem deu vida a toda vegetação, animais e mesmo ao ser humano. No antigo testamento foi Ele quem capacitou alguns homens para cumprirem tarefas especiais (Noé, Bezalel, Sansão, Davi). Foi Ele também o responsável por gerar de uma maneira sobrenatural no ventre de Maria uma criança (Jesus), ainda que ela fosse virgem. No ministério de Jesus na terra, foi através dEle que todos os milagres foram realizados e atualmente é Ele quem nos guia ao caminho perfeito que é Jesus, é ele também que nos consola, nos fortalece e nos sela como justificados por Deus através de Jesus Cristo.

Tendo dito isso, creio que esse resumo tornou possível entender um pouco melhor sobre quem é Deus, o que é a Trindade, como ela se manifesta através de cada uma de Suas três pessoas. Tanto Pai, como Filho e também o Espírito Santo trabalham em conjunto desde antes da criação do mundo para manifestar a glória de Deus.

Que Deus te abençoe e fique a vontade para comentar e questionar sobre qualquer coisa que não tenha sido bem explicada.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas