O Evangelho do Reino. Simples e Verdadeiro.

ad-podcast-evangelho-do-reino-header

Últimas

O que é fé?

o-que-e-fe
O que é fé?
Olá! Você quer agradar a Deus? Sim? Então tenha fé! Veja o que a Bíblia nos diz:

"De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe." (Hebreus 11: 6a)

Mas afinal, o que é fé? Será que todos temos fé? É possível não ter fé?

Olhá só como a Bíblia define o que é fé:

"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem." (Hebreus 11: 1)

Isso significa que tudo aquilo que é alvo da nossa fé, quando está relacionado as coisas de Deus, não pode ser comprovado pelos seres humanos. Para ter fé em algo você precisa abandonar a confiança em seus próprios esforços e confiar naquilo que lhe é dito.

A palavra fé tem a mesma origem das palavas confiança, fidelidade e lealdade, ou seja, quem tem fé confia, é fiel e leal à alguma coisa. Mas a fé não necessariamente precisa ser em Deus, afinal de contas, quando alguém acredita no que a ciência diz a respeito da origem do universo, também está demonstrando fé, afinal, por mais que seja muito defendida pelos cientistas, a origem do universo através de uma grande explosão é apenas uma teoria e não pode ser comprovada.

Isso significa que todo o ser humano é dotado de fé. E você sabia que a Bíblia já afirma isso há muitos séculos:

"...conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um." (Romanos 12: 3b)

Esse trecho afirma que Deus deu a cada ser humano uma medida de fé, ou seja, uns têm mais e outros menos, mas todos têm fé. E agora você pode estar se perguntando o porquê de nem todos crerem em Deus já que todos temos uma medida de fé. Esse é um dos problemas da humanidade. Todos temos fé, mas nem todos temos Deus como alvo dela. Uns creem em Deus, outros na ciência e outros em outras coisas. Mesmo aqueles que dizem não acreditar em nada, na verdade estão crendo em algo. Sabe quando dizem que não escolher também é fazer uma escolha? É a mesma coisa.

Agora que já expliquei sobre o que é a fé, quero te contar um pouco a respeito do que é ter fé em Deus.

Em primeiro lugar, é claro que está aquele trecho que lemos no início deste texto... ter fé em Deus é confiar que Ele existe. Esse é o primeiro e mais importante requisito para ter fé em Deus, mas não é o único.

Lembra que eu disse que fé tem a mesma origem de fidelidade e lealdade? Então, a verdadeira fé em Deus requer de nós lealdade. Quem é leal é fiel e dedicado à quem escolheu honrar. Isso significa que quem realmente tem fé em Deus não o abandona por motivo algum, ao contrário, dedica-se muito a Ele, procurando ser sempre fiel a quem Deus é e ao que Ele diz. 

Resumindo, ter fé em Deus é honrá-lo com um comportamento adequado ao que Ele espera de nós, é confiar nEle em qualquer situação. É se dedicar a conhecê-lo cada vez mais através da leitura da Sua Palavra (a Bíblia), de conversar com Ele (a oração) e dedicar um tempo exclusivo para Ele (o jejum).

Pense agora comigo na pessoa com quem você tem mais intimidade. Mesmo que muitas pessoas estivesse falando ao mesmo tempo ao seu redor, se essa pessoa tão íntima de você começasse a falar contigo, tentando chamar sua atenção, certamente você reconheceria a sua voz. É isso que Deus espera de nós. Que sejamos tão íntimos dEle, que em qualquer situação que nos rodeie, mesmo as mais difíceis, nós sejamos capazes de ouvir a Sua voz e entender o que Ele tem pra nos falar. E para isso precisamos nos dedicar a conhecê-Lo.

Viver pela fé é o único modo de vida aceitável para o cristão. Veja só o que o apóstolo Paulo afirma em uma das cartas que escreveu aos que viviam na cidade de Corinto:


"...visto que andamos por fé e não pelo que vemos." (2 Coríntios 5: 7)

Infelizmente, nos dias de hoje muitos que se dizem cristãos têm buscado viver pelo que vêem. Seja pela segurança financeira ou mesmo por meio de experiências sobrenaturais. Mas a Bíblia diz que devemos andar por fé, e não por aquilo que vemos (e também não por aquilo que nos dizem que acontecerá no futuro). Andar sempre procurando por uma revelação sobrenatural é o mesmo que querer atalhar a fé.

Veja esse trecho da carta escrita pelo apóstolo Paulo aos que viviam na cidade de Filipos:

"Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus." (Filipenses 4: 4-7)

Agora veja o que Jesus diz a respeito:

"Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal." (Mateus 6: 34)

Paulo, baseado nas palavras de Jesus, nos diz que não devemos andar ansiosos, porque essa ansiedade nos tira a paz. E quando não estamos em paz, não conseguimos ter essa esperança no que Deus tem preparado (fé), e nem conseguimos manter a convicção dos fatos que não se vêem (outra vez, fé), como está descrito no trecho que lemos no início do texto. E quando perdemos isso, é natural que tentemos preencher isso de outra maneira... e é por isso que muitas pessoas se utilizam de artifícios como profecias, vidência, cartomancia, mediunidade, etc... e isso significa que a fé delas está fraquejando e já não estão sendo tão leais a Deus.

Para finalizar, veja o que o sábio Salomão escreveu em seu livro de provérbios:

"Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4: 20-23)

Uma ótima maneira de se manter fiel a Deus e não fraquejar nos momentos difíceis é guardar em nosso coração os seus ensinamentos. Isso significa, mais uma vez, nos dedicarmos completamente a conhecer a Deus intimamente. Ter fé em Deus é acreditar que Ele existe, e já que confiamos que Ele existe e é quem diz ser, não há nada que seja mais importante do que ser seu amigo.

Deus te abençoe e até o próximo assunto.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas